10/11/2020
POR QUE É TÃO IMPORTANTE SABER VENDER?
Todo microempreendedor precisa exercer múltiplas funções – cuidar da produção, manter o estoque em dia, realizar entregas, fazer a gestão do negócio, pensar no marketing, vender seu produto... É tarefa que não acaba mais!
É normal, também, que você se identifique mais com uma dessas atividades e sente dificuldade para fazer outra. Um exemplo é você gostar muito da área de produção e não ter muita afinidade com a parte comercial.
Mas, uma coisa é certa: saber vender é uma habilidade que todos precisam desenvolver. Afinal de contas, a venda é o objetivo final de qualquer empresa – e se você pecar nessa área, mesmo que seu produto ou serviço seja bom, pode perder espaço para outro profissional que seja melhor nesse aspecto.
Vender não é uma tarefa simples e exige estudo, dedicação e muito treino. É uma habilidade que você aprimora com o passar do tempo, a partir das suas experiências e do que vai aprendendo ao longo do caminho.
Abaixo, apontamos mais alguns motivos pelos quais você precisa saber vender!
Contornar as objeções do cliente
Quando você se capacita e conhece as técnicas de vendas, fica mais fácil contornar as objeções dos clientes, ou seja, coisas que o cliente questiona e podem dificultar a venda.
Por exemplo: “está muito caro”, “não gostei desse modelo”, “vou pensar e te aviso”, “o concorrente está vendendo mais barato” ou “vou conversar com a minha família”.
A lista de objeções é grande e varia de acordo com cada segmento. O que vai fazer a diferença é a habilidade do profissional para transformar essas objeções em oportunidades, mostrando o verdadeiro valor e os benefícios do que ele vende.
Saber negociar
Quando o cliente está em dúvida entre comprar ou não, entra em jogo sua habilidade de saber negociar: melhorar as condições de pagamento, mostrar as vantagens daquela compra, oferecer algum brinde etc.
O processo de negociação deve ser uma conversa leve, para que o cliente se sinta seguro e determinado a fechar a venda.
Aprender com os concorrentes
Uma dica pra você melhorar suas habilidades e vender mais é observando seus concorrentes. Isso mesmo! Você não deve copiá-los, mas ver o que eles fazem de bom e de ruim para ter como exemplo e saber em que pontos você pode se destacar junto ao seu cliente.
Crie diferenciais e capriche no atendimento para não ser apenas mais um!
O segredo é treino!
Vender no improviso não funciona. Entretanto, se você está sempre se qualificando, a rotina se torna mais produtiva e você vai melhorando suas habilidades. Quando estiver com o cliente e acontecerem situações que você já está preparado para resolver, as chances de sucesso serão muito maiores.
Vale ressaltar, ainda, que o comportamento do consumidor muda muito, seguindo as tendências do mercado, a economia, o estilo de vida, as pessoas com quem ele convive e o lugar onde mora, por exemplo.
As variáveis são muitas e cabe ao vendedor estar atento para entender e conseguir atender o cliente que está sempre em transformação. Saber identificar o que as pessoas querem comprar e quais as suas expectativas em relação a um produto ou serviço ajuda muito na hora da venda – e essa é uma habilidade que se desenvolve com o tempo.
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