21/07/2021
ME TORNEI MEI EM MEIO A PANDEMIA, E AGORA?
O cadastro do MEI é simples, rápido e fácil de ser feito virtualmente no Portal do Empreendedor. Por outro lado, após a parte burocrática, o microempreendedor pode sentir-se perdido com relação aos próximos passos. As ações iniciais são decisivas para o bom funcionamento do negócio.
No momento que estamos vivendo, em meio a pandemia, surgem dúvidas comuns sobre o que fazer a partir de agora. Embora seja comum, é importante entender melhor como dar os primeiros passos para um direcionamento certeiro das atividades a serem realizadas.
A seguir, separamos algumas dicas essenciais para que suas primeiras estratégias após se tornar MEI sejam efetivas, para garantir o sucesso do novo empreendimento. Confira!
Definição de objetivos
O primeiro passo para sua nova jornada é traçar objetivos, mas eles precisam ser realistas. É comum que no início e em meio a pandemia, um empreendedor queira alavancar seu negócio logo no primeiro mês, porém, por mais que seja possível, não é algo que dependa exclusivamente de você.
Considere a sua realidade e as projeções do mercado em que atua para traçar o que deseja e necessita alcançar com base nesses dados importantes.
Controle das entradas e saídas de dinheiro
O controle do que entra e sai da empresa é primordial desde sempre, mas agora é indispensável, pois o microempreendedor depende do capital de giro para sobreviver nessa crise.
Tenha conhecimento sobre esses números para entender melhor quanto gasta e quanto fatura mensalmente. Isso permite planejar seus investimentos com mais segurança para manter a saúde financeira.
Organização das ações internas e de marketing
Qualquer negócio que queira sobreviver precisa rever suas ações internas e de marketing para ter um fluxo de clientes estável. É importante alinhar a sua comunicação empresarial com a do seu público, para oferecer os produtos ou serviços de maneira estratégica.
Agora, mais do que nunca, você precisa mostrar o seu diferencial. Humanize a sua marca, se relacione com os consumidores nas mídias e esteja de olho no que dá certo para continuar os investimentos.
Solicitação de crédito
A abertura de uma empresa requer capital para dar o início nas atividades. Afinal, é preciso ter dinheiro à disposição para comprar estoque, insumos para a produção, contrato com novos colaboradores, tecnologia etc.
Hoje em dia isso não é mais um problema. Existem linhas de crédito específicas para MEIs, com vantagens ainda melhores. O Juro Zero é um excelente exemplo disso, pois o microempreendedor pode solicitar um empréstimo de até R$ 5 mil para investir no que quiser no negócio e não paga nada além do valor pedido.
Gostou das nossas dicas práticas sobre o que fazer após se tornar MEI em meio a pandemia? Não é necessário ter medo ou desespero, pois os desafios sempre existiram, mas você precisa ultrapassá-los com estratégias eficientes.
Na Credisol, apoiamos os microempreendedores desde o início do negócio, com orientações e crédito que você precisa para tirar o seu sonho do papel. Converse com um de nossos agentes e saiba como podemos ajudar você!