08/10/2019
PLANEJE-SE, E AUMENTE AS SUAS VENDAS DE FINAL DE ANO!
Se você trabalha por conta própria e vende produtos em um micro empreendimento, sabe que o final do ano é uma das melhores épocas em relação as vendas.
Por isso, é essencial estar preparado, para não perder as oportunidades e alcançar os melhores resultados possíveis, com as vendas de final de ano.
Mas para isso, é fundamental se antecipar para não ser pego desprevenido, quando esta época chegar. Logo, entendemos que é indispensável se ater a um planejamento para maximizar as oportunidades e garantir os melhores resultados.
Para isso, vamos trazer algumas ferramentas para te ajudar criar um planejamento de vendas para o seu negócio:
Análise
Faça uma análise de todos os seus produtos e descubra quais são os mais fortes, ou seja, aqueles que costumam ser mais procurados pelos consumidores. Da mesma forma, tenha o conhecimento daqueles que possuem uma venda mediana, ou seja, não costumam sair com muita frequência.
Destaque
A partir da sua análise, é possível saber qual ou quais produtos você dará mais destaque, tanto em relação a quantidade, como também na sua exposição e divulgação. Ao obter o conhecimento dos seus melhores produtos, possivelmente saberá o motivo no qual as pessoas dão preferência a eles. Pode ser o preço, a qualidade, a durabilidade, ou até mesmo, ser uma tendência de mercado.
Investimento
Assim, é possível saber onde investir mais recursos, seja para aumentar o estoque destes produtos em destaque, comunicação, marketing, e também incluir ao treinamento de vendas como uma prioridade. Desta forma, ao estar com um cliente, o vendedor fica atento para oferecer estes produtos, pois sabe que a probabilidade de venda é maior.
Ação
Realizar uma ação, especialmente para aumentar o número nas vendas, não é uma tarefa fácil. Contudo, considerando a análise, produtos em destaque, e os possíveis investimentos, esta função torna-se menos complexa, e tende a ser mais assertiva. Isso porquê, basear-se em fatos é muito mais eficiente, ao invés de ser direcionado por suposições ou achismos.
Melhoria
Semelhante ao destaque, porém de maneira contrária, as melhorias são feitas com aqueles produtos que trazem retorno financeiro abaixo do esperado. Com este conhecimento, é possível tomar algumas atitudes, como por exemplo, entender o motivo de ser um produto considerado fraco. Seja pelo valor elevado, qualidade inferior ao esperado, ou pouca durabilidade, estas características podem se tornar motivos para uma tomada de decisão, tanto para deixar de oferecer estes produtos fracos, como desenvolver uma ação para colocá-los entre os destaques.
Estes são alguns direcionamentos para você realizar o seu planejamento para as vendas de final de ano. Estas iniciativas, cabem para muitos segmentos, e você pode adaptar para a realidade de seu negócio.
O que vale para todos, sem exceção, é a realização do planejamento com antecedência. Lembre-se, deixar para a última hora é arriscado, e pode trazer muitos prejuízos.
Por isso, aproveite este tempo que antecede o final de ano, e planeje-se!
E claro, se precisar de apoio em alguma etapa deste processo, conte com o atendimento e a orientação de um de nossos agentes de crédito. https://goo.gl/Nq1aPu
Credisol, há 20 anos acreditando no microempreendedor.