08/10/2018
O que é IGTV?
Já ouviu falar ou leu algo sobre IGTV? Saiba que se trata de uma plataforma que vai potencializar sua estratégia no instagram. Nós da Credisol vamos te explicar como, acompanhe!
Pequenos e médios empreendimentos encontraram no instagram uma maneira de alcançar mais pessoas, e claro, aumentar a possibilidade de negócios. E aqueles que conhecem todos os seus recursos, passam na frente.
Por isso você precisa conhecer como funciona o IGTV. Para que tenha uma ideia, em junho de 2018 (mês de seu lançamento) essa nova ferramenta que se associa ao IG alcançou 1 bilhão de pessoas, incrível, não é? Ficar de fora é perder negócios!
Nesse texto vamos te apresentar um pouco mais do que é essa plataforma, como funciona, como usar e seus benefícios.
O que é, e como funciona?
Hoje é possível fazer vídeos curtos dentro do instagram (os Stories), e eles até são bem positivos em algumas estratégias de marketing. Agora pense que se ao invés de 1 minuto tenha 60 minutos para apresentar um produto ou tutorial?
Esse é o diferencial do IGTV: mais tempo para marcas que focam em levar bons conteúdos para atrair mais clientes.
É bem fácil de identificar a ferramenta dentro do ambiente IG. Ao lado do símbolo do Direct verá uma “televisãozinha”. Quando você aperta o ícone já tem acesso aos materiais que outros usuários postaram, e criar o seu canal.
Nessa primeira versão conseguirá baixar vídeos gravados na vertical, mas de 4K (resolução que garante excelente qualidade das imagens). Esse material é compartilhado nas categorias:
• Para você – aqui o usuário é alcançado de acordo com suas preferências;
• Seguindo – seus vídeos alcançaram todas as pessoas que já te seguem;
• Popular – quem entra na lista dos mais populares, fica disponível para diferentes usuários, independente que sigam ou não seu perfil;
• Continuar assistindo – serve como um histórico do que já foi visto.
Baixando seu vídeo no IGTV
Para quem já cria vídeos no youtube (via smartphone), não terá problema para desenvolver conteúdos para essa nova possibilidade no instagram. Veja o passo a passo para lançar seu primeiro vídeo no IGTV:
1. Toque no ícone do app em seu feed do insta
2. Verá do lado direito da tela o símbolo de “ajustes/configuração”, pressione
3. Surgirão duas opções “Criar canal” e “Cancelar”, escolha a primeira e complete as solicitações que irão aparecendo
4. O upload dos arquivos deve respeitar os tamanhos de 650 MB até 5,4 GB; quando postá-los, conseguirá acompanhar da mesma forma que nos Stories quantas pessoas viram o vídeo.
É possível fazer o mesmo processo pelo desktop, bastará acessar o site do instagram, e fazer seu login. Nesse ambiente o que muda um pouco é a linguagem, você clicará em “Canal” e em seguida “Carregar” para enviar seu arquivo de vídeo.
Quais são os benefícios para sua empresa?
Empreendedores que usam o instagram dentro de seus planos de marketing e publicidade sabem o quanto de retorno é possível alcançar. E a vinda do IGTV caiu como uma luva nessa corrida para oferecer conteúdos de qualidade ao público.
Agora é o momento de sua marca se destacar. Chegou a hora de caprichar em materiais que atrairão mais pessoas, e consolidar o número de clientes. Com essa plataforma poderá oferecer:
• Tutoriais de seus produtos e serviços
• Explicações de especialistas que abordam assuntos relevantes ao seu segmento (entrevistas, mini palestras, etc.)
• Os eficientes webinars (além de levar conteúdo, já cria uma relação mais sólida com o público)
• Apresentar mais a estrutura de sua empresa
O legal é que pode se inspirar em canais que partiram na frente, e já estão repletos de conteúdos no IGTV.
Porém, você precisa montar uma estratégia voltada para essa plataforma (precisa ser diferente do que usa no feed do instagram). Dá para perceber que não é para postar qualquer coisa, e os cuidados com cenário, iluminação e temas são fundamentais.
É isso.... Esperamos que aproveite nossas dicas sobre o IGTV, e já esteja pensando em ideias para suas futuras publicações nesta nova plataforma.
Estamos aqui para apoiar você, com materiais gratuitos, crédito e orientação para o seu crescimento.