09/10/2020
9 HABILIDADES QUE TODO MICROEMPREENDEDOR PRECISA DESENVOLVER
Ser um microempreendedor vai muito além de abrir o seu próprio negócio.
Para continuar firme no mercado e crescer cada vez mais, é necessário desenvolver algumas habilidades essenciais.
Geralmente, algumas dessas habilidades são mais presentes e outras precisam ser melhoradas. Isso é normal, já que não nascemos sabendo tudo e vamos aprendendo ao longo da caminhada, com nossos erros e acertos.
O que não podemos fazer é deixar de nos aperfeiçoar ao longo do tempo.
Para ajudá-lo com isso, preparamos uma lista com 9 habilidades que todo microempreendedor precisa desenvolver. Vamos ver?
1 – Aprender a lidar com riscos
Você já deve ter percebido que ser um microempreendedor é lidar com riscos em boa parte do tempo. Por isso, é importante que você conheça bastante da sua atividade e de todos os possíveis riscos que ela envolve. Assim, terá mais segurança para tomar decisões assertivas e manter o foco.
2 – Trabalhar com poucos recursos
Geralmente, o microempreendedor conta com poucos recursos em seu negócio – sejam eles financeiros, materiais ou humanos. Isso exige que ele trabalhe muito, principalmente nos primeiros anos de atividade, até que sua empresa caminhe com mais tranquilidade.
A boa notícia é que a Credisol é parceira e ajuda os microempreendedores no desenvolvimento do seu negócio.
Clique aqui para conhecer nossas linhas de crédito
3 – Administrar seu tempo
Quando se torna dono do seu próprio negócio, seu tempo fica mais curto. Você precisa se preocupar com as vendas, a produção, a gestão, o marketing, as contas... Nesse sentido, é fundamental organizar seus horários para manter a produtividade e dar conta de tudo o que precisa ser feito ao longo do seu dia ou da sua semana, garantindo um bom resultado ao final do mês.
4 – Saber vender e se comunicar
Você já ouviu o ditado “quem não se comunica, se trumbica”? Pois é, de nada adianta você ter um baita produto ou serviço e não saber como apresentá-lo e vendê-lo, portanto, desenvolver sua comunicação e suas habilidades de venda farão uma grande diferença ao seu negócio.
A Credisol tem um e-book gratuito sobra importância de saber vender.
Clique aqui e baixe o seu!
5 – Ter noções de administração e contabilidade
Mesmo que você conte com o apoio de um contador, entender tudo o que envolve a administração e a contabilidade de seu negócio é muito importante.
Afinal de contas, é você quem vive o dia a dia da sua empresa e sofrerá as consequências caso algo não esteja funcionando bem.
6 – Tomar decisões
Sejam pequenas ou grandes decisões, elas precisam ser tomadas com segurança. Para isso, o microempreendedor precisa estar munido de informações sobre o seu negócio, além de entender o cenário, seus clientes e todos os fatores envolvidos.
Um bom planejamento, aliado ao conhecimento de mercado, pode ser decisivo em momentos como esse.
7 – Ser resiliente
Significa se manter firme e forte apesar dos desafios diários, das noites mal dormidas, do trabalho exaustivo ou das dificuldades que surgirem no caminho.
Nossa dica é: mantenha o foco, a determinação e a persistência para chegar ao seu objetivo final.
8 – Estar aberto à inovação
Inovar não significa criar algo revolucionário ou investir uma grande quantidade de dinheiro em um novo equipamento. Vai muito além e pode ser uma prática cotidiana, como encontrar uma forma mais eficiente de divulgar seu produto ou aplicando um novo processo que gere economia ao seu negócio.
9 – Se aperfeiçoar
Estar com seu estabelecimento cheio de clientes ou sem horário na agenda para atender não quer dizer que você é o melhor e já sabe tudo.
Pelo contrário, os empresários de sucesso são aqueles que estão sempre aprendendo e buscando o melhor para se diferenciar da concorrência. Seja humilde sempre!
Depois dessa leitura, já conseguiu identificar quais habilidades você precisa melhorar?
Conte com a Credisol para o seu desenvolvimento e o crescimento do seu negócio.