22/09/2020
5 COISAS QUE TODO MICROEMPREENDEDOR PRECISA SABER SOBRE GESTÃO FINANCEIRA
Você já é microempreendedor e sente que precisa dar uma atenção maior às questões financeiras do seu negócio?
Talvez lidar com planilhas e burocracias não seja muito “a sua praia”, mas ter um controle financeiro é fundamental para qualquer empresa.
Aqui, separamos 5 coisas que todo microempreendedor precisa saber sobre gestão financeira.
1 – Utilizar planilhas de controle
As planilhas são uma ferramenta muito útil para qualquer microempreendedor. Preenchendo diariamente os ganhos e as despesas do seu negócio, fica mais fácil controlar o fluxo de caixa e ver onde você pode economizar ou, até mesmo, analisar se está na hora de fazer um novo investimento.
Com as planilhas em dia, você tem mais segurança e consegue ter uma visão geral de como está o seu negócio. Aproveite para baixar a Planilha de Controle Financeiro da Credisol e começar a usar hoje mesmo.
2 – Não misturar as contas pessoal e profissional
Se você costuma misturar as contas pessoais com as do seu negócio, é hora de rever essa prática! Se estiver fazendo isso, fica difícil entender como está a saúde financeira do seu empreendimento e pode haver aquela sensação de que nunca sobra dinheiro em caixa.
Uma boa dica é você ter, caso ainda não tenha, duas contas no banco: uma conta pessoa física e outra pessoa jurídica, pois isso vai facilitar seu controle. Além disso, é importante manter sempre uma reserva financeira na conta da sua empresa e usar esse dinheiro para futuros investimentos.
3 – Ter seu salário mensal
Para não misturar os gastos como mencionado acima, você deve também estipular um valor mensal como salário e pagar suas despesas pessoais com esse valor.
Mesmo que você seja a única pessoa na empresa, ficar retirando dinheiro do caixa pode ser muito prejudicial e desequilibrar as contas, gerando sérios problemas futuros.
4 – Planejar seus gastos
Antes de sair investindo em novos equipamentos ou gastando com coisas desnecessárias, faça um bom planejamento para ver se aquele investimento é válido ou não.
Analise os últimos meses e estude como está o seu mercado para conseguir fazer uma projeção e ter mais segurança na tomada de decisões. Faça seu planejamento com a ajuda da Credisol, baixando aqui nosso material gratuito.
5 – Contar com suporte financeiro
Em todas as etapas do desenvolvimento de um negócio, é bom contar com quem entende e pode ajudar com o suporte financeiro necessário. Seja para abrir sua empresa, para fazer um novo investimento ou para melhorar seu capital de giro, conte sempre com a Credisol.
Para conhecer todas as linhas de crédito disponíveis, clique aqui.
Aproveite e faça simulação neste link.